terça-feira, 26 de abril de 2011

ATENÇÃO 7º ANO!!!

CONFIRA O GABARITO DAS QUESTÕES 6, 7, 8, 9, 10 e 11 DAS PÁGINAS 77 a 79 - APOSTILA CNEC

6- a) Como os minerais encontram-se no subsolo, seu extrativismo traz sérias consequências para o ambiente, tais como: alteração na composição e estrutura do solo e contaminação dos cursos d’água.
b) A mineração desenfreada pode afetar o homem e os seres vivos à medida que desestabiliza os ecossistemas, o que resulta na diminuição dos recursos naturais e no desequilíbrio das cadeias alimentares.
c) O governo pode passar a estimular pesquisas que procurem substituir os minérios por recursos que possam ser reaproveitados, limitar as áreas de exploração mineral e também a quantidade extraída em um determinado intervalo de tempo.

7- Desde as civilizações mais antigas e primitivas até as mais contemporâneas, todas sempre utilizaram os recursos minerais dispostos na natureza.

8- a) As pedras precisas encontradas foram diamantes, rubis, esmeraldas e outras não citadas.
b) O diamante é a pedra mais dura até hoje encontrada e a única constituída por um único elemento: o carbono. Ela pode ser utilizada pelo homem na fabricação de materiais cortantes e na produção de joias.
c) Com o ouro, são fabricadas joias, próteses dentárias e cobertura protetora de satélites. Com a prata, são fabricados objetos de decoração, talheres e moedas.

9- 1) mica 2) feldspato 3) quartzo

a) O granito é constituído pelos seguintes minerais: mica, feldspato e quartzo.
b) O quartzo, quando tem coloração violeta, é denominado de ametista.

10- a) As várias cores da ametista dependem da quantidade dos elementos manganês e ferro.
b) Aametista é um mineral não metálico de utilização diversa, ou uma pedra preciosa.

11- A sequência correta do quadro II é: 5 – 4 – 1 –2- 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário