6º ANO



A ciência da vida
A ciência que estuda a vida é a biologia.
Ela estuda os seres vivos: os animais, os vegetais, o corpo humano.
Nem tudo o que se movimenta é vivo. Por exemplo, um robô, um móbile e um carro se movimentam, mas não são vivos.
        

Uma árvore e uma cenoura não se movimentam, porém são seres vivos.
    

O coelho e o peixe são seres vivos, mas a montanha não.
    

Assim como os homens, os animais e os vegetais são seres vivos. Logo, eles se alimentam, crescem, se reproduzem e morrem.
Os seres vivos respiram
 
Para viver, os vegetais e os animais precisam respirar.
Alimentam-se
Os vegetais, os animais e os homens precisam de energia para viver.
É a alimentação que lhes dá energia.
Reproduzem-se
Os animais fazem filhotes. Os vegetais dão origem a outros vegetais.
Crescem
Ao longo da vida os seres vivos se desenvolvem e se transformam.
E morrem
Os seres vivos vivem pouco ou muito tempo. Eles são substituídos por outros seres vivos.

 

Cadeia alimentar

Seres decompositores reciclam lixo orgânico

Por Maria Silvia Abrão


Os ecossistemas são todas as relações entre os seres vivos(fatores bióticos) ou não vivos (fatores abióticos) de um determinado ambiente. Os diversos ecossistemas da Terra são interdependentes, o que leva os cientistas a considerar como um único ecossistema toda a biosfera terrestre - região do planeta onde os seres vivos absorvem, transformam e circulamenergia e matéria atualmente ou em algum momento do passado.

A cadeia alimentar é uma representação simplificada das relações alimentares entre os indivíduos de um ecossistema. Também de forma simples, a teia alimentar relaciona essas várias cadeias e representa as complexas possibilidades de consumo de alimento pelos seres vivos, inclusive, os organismos reaproveitados pelos decompositores após a morte ou perda de parte dos corpos.


Trajetória da matéria e da energia

A energia solar, captada e transformada pelos produtores, é devolvida ao meio na forma de energia térmica pelos próprios produtores, consumidores e decompositores. Os seres vivos utilizam a energia liberada dessa reação para realizar atividades físicas e reações químicas, bem como sintetizar substâncias. Parte dessa energia, entretanto, é perdida para o meio.

Podemos dizer que esse fluxo é unidirecional. Já a matéria é constantemente reaproveitada. As substâncias produzidas no processo de fotossíntese vão sendo transformadas em água e gás carbônico à medida que são utilizadas na respiração celular.

Alguns materiais são armazenados nos corpos dos seres vivos durante algum tempo, na forma de amido, gorduras e proteínas, antes de serem liberados e ficarem disponíveis novamente no ecossistema para serem reutilizados por outros seres vivos.

Em uma cadeia alimentar, os grupamentos atômicos das substâncias que compõem os seres vivos sofrem desarranjos e novos arranjos. Sua matéria não é perdida nem criada, é apenas transformada ao sofrer as diferentes reações químicas.


Desequilíbrio ecológico

Quando a quantidade de recursos de um ecossistema é compatível com a quantidade de indivíduos de cada população ocorre o equilíbrio ecológico. Esse equilíbrio é bastante delicado. Para destruí-lo, basta que ocorra uma alteração no ambiente físico ou no número de indivíduos. O homem interfere diretamente nos ambientes, provocando desequilíbrios, que podem devastar terras e transformá-las em deserto.

A população humana tem crescido barbaramente. Os homens concentram-se em cidades e produzem grandes quantidades de resíduos. O lixo é visto como aquilo que ninguém quer mais, uma coisa suja e inútil. Essa generalização produz uma visão equivocada, pois a maior parte dele é de matérias degradáveis (de fácil reutilização) e recicláveis pela indústria (como o vidro, papel e o plástico). 

Os restos de alimento e o papel são formados por substâncias que são decompostas facilmente por seres vivos, como bactérias, fungos e outros agentes biológicos. Numa composteira industrial ou caseira, microorganismos decompositores vão transformar esses restos em um produto escuro rico em nutrientes denominado composto orgânico, que serve para adubar o solo.


Reciclagem do lixo orgânico

A composteira pode ser construída de várias maneiras: (a) uma caixa de madeira sem fundo e sem tampa, (b) grandes tubos, (c) um cilindro formado por tela plástica ou metálica, ou (d) um balde ou um tonel com vários furos no lado e no fundo. O importante é permitir a circulação de ar, por isso, as composteiras industriais giram constantemente, misturando os compostos e melhorando a circulação. Outro produto da compostagem é o biogás, o qual pode ser aproveitado pela própria usina.

Em casa pode-se fazer algo mais simples, preenchendo a composteira em camadas com restos de alimento, palha, terra, serragem. Para que os seres decompositores realizem seu "trabalho", é preciso colocar pequenas quantidades de água de tempos em tempos, e colocar a composteira em local sombreado, protegido das chuvas.

A reciclagem evita o acúmulo de lixo, diminuindo o mau cheiro, a necessidade de espaço para armazená-lo e a propagação de doenças. Além disso, economiza dinheiro, pois o reaproveitamento dos materiais é mais barato e conserva os recursos naturais.